Foi realizada à palestra sobre "Juventude a Nova Onda para a Mudança", no âmbito da celebração do dia Internacional da Hidrografia, celebrado a 22 de Junho. O evento teve o lema: Cooperação Hidrográfica Internacional - Apoiando uma Navegação Segura.
A efeméride foi organizada pelo Instituto Nacional de Hidrografia Nacional (INAHINA) filiada à Organização Internacional da hidrografia, organismo que Moçambique é membro através da Comissão Internacional da Hidrografia da África Austral e Ilhas.
O objectivo da palestra, foi de discutir o papel dos jovens no processo actual de desenvolvimento, com ênfase na actividade de empreendedorismo, sendo esta uma das soluções estratégicas para o auto-emprego, criação e distribuição de riqueza.
A apresentação do tema esteve estruturada em duas partes, sendo a primeira reservada a um enquadramento geral do assunto, apreciação às diversas gerações de jovens no processo histórico moçambicano, tendo em conta os desafios (constrangimentos) e objectivos que este segmento pretende alcançar para minorar as suas preocupações melhorando assim o seu nível de satisfação. A segunda parte virada a apresentação de possíveis soluções, com foco ao empreendedorismo, como uma opção estratégica para o aumento de competitividade do sector empresarial e desenvolvimento sustentável e integrado.
O empreendedorimo, visto como um recurso a escassez de emprego, é um alicerce fundamental para o fomento ao progresso. A sua vocação produtiva, capitaliza a capacidade local de produçao, um dos grandes constrangimentos ao desenvolvimento, e contraria a situação económica típica de país exportador de insumos brutos e importador de produtos acabados.
A palestra foi proferida pelo Docente, Investigador e Consultor de Gestão MScBA António Sendi, no âmbito de divulgação dos resultados de pesquisa individual que tem levado a cabo em temas como sociedade e conhecimento, gestão de conhecimento, juventude e desenvolvimento, inovação e desenvolvimento, Parcerias Público-privado, entre outros.
Cidadaoatento